COMISSÃO DE JOVENS RURAIS DE VACARIA SE REUNE NO STR

O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, 30 de março, na sede do STR em Vacaria e contou com a presença de aproximadamente 15 jovens do interior de Vacaria e Muitos Capões.

Recepcionados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, Sérgio Poletto e pela vice-presidente, Francisca Inês Zanella de Almeida, os jovens puderam se sentir à vontade para agir e buscar alternativas para o meio rural em atividades de integração e permanência no campo. Sérgio Poletto ambientou e acolheu a todos, dando as boas-vindas e colocando o STR à disposição para auxiliar no que for preciso.

O presidente sugeriu que o grupo pensasse em realizar um encontro entre jovens e aposentados para uma troca de experiências e entrosamento entre as idades: “Nós acreditamos que este tipo de reunião favorece aos jovens, que estão começando agora a interessar-se pela vida no campo, e quando se junta mais velhos e mais novos, muito pode se aprender. Inclusive aquelas ideias que os que hoje estão aposentados não puderam pôr em prática quando eram mais jovens, com o uso das ferramentas que temos hoje, é possível fazer muitos projetos saírem do pensamento e do papel e acontecerem de verdade” – sustentou Poletto.

Na sequência, a reunião contou com a direção do técnico da Regional Sindical Sinos Serra, que vem dando suporte à comissão desde que foi criada em novembro de 2015. José Teixeira dos Reis fez uma retomada dos encontros passados, lembrando que no primeiro encontro foi formada a Comissão de Jovens e levantada demandas observando as necessidades do setor, além das possibilidades de coloca-las em prática.

José Teixeira enfatizou que este encontro serviu para abordar o comprometimento. Em forma de dinâmicas, os jovens puderam refletir e ver o que estão dispostos a fazer para executar todas as ideias que surgiram nas outras reuniões. Provocou os grupos a debaterem a viabilidade das ações.

O presidente Sérgio Poletto mencionou as Comissões de Educação e Escolas do Campo, as quais o STR faz parte, para que estas comissões possam saber da existência da Comissão de Jovens e que eles tenham acesso às escolas e possam divulgar a vida que levam e que é bom viver no interior. Poletto enfatiza que isso diminuiria o preconceito que os jovens do meio rural sofrem nas escolas, desde o modo como são tratados por morarem no sítio, até formas mais graves de bulling.

Durante a discussão, os jovens identificaram a necessidade de conversar com as autoridades competentes, tanto do poder executivo como legislativo para que as demandas possam ser atendidas, além de motivar mais jovens a fazer parte da Comissão.

O próximo encontro da Comissão Municipal de Jovens Rurais de Vacaria será nos dias 10 e 11 de maio, na sede do STR.

Para saber mais e fazer parte da Comissão, entre em contato com o STR, através do site www.strvacaria.com.br, pela página facebook.com/STR-de-Vacaria-e-Muitos-Capoes ou pelo telefone (54)3231-2454.