Comunidade da Fazenda da Estrela se reúne com o prefeito Amadeu.

Comunidade da Fazenda da Estrela se reúne com o prefeito Amadeu.

Comunidade da Fazenda da Estrela se reúne com o prefeito Amadeu.

Na Pauta o futuro da escola João Becker

 

Em agosto deste ano, o prefeito Amadeu de Almeida Boeira, em entrevista à Rádio Fátima, definiu que a Escola da Fazenda da Estrela terá turno único em 2018, justificando o principal motivo sendo o corte de gastos.

A Escola Municipal João Becker, localizada no Barro Preto foi fundada há 16 anos, e atende 48 alunos através de sete professores que atuam em 40 horas semanais.

A medida foi tomada devido a queda na arrecadação, por isso o município pretende economizar por ano R$150 mil com o transporte escolar e R$200 mil com o difícil acesso dos professores.

Na tarde de 19/12 através do gabinete do vereador Osvaldo Grigolo Jr.(PSB) aconteceu reunião entre os vereadores e a Secretária Municipal de Educação, Dilvane Agustini.

Os vereadores aproveitaram a presença da Secretária Dilvane para perguntar sobre as decisões do Executivo em relação à educação de jovens e adultos e ao futuro dos estudantes do 6º ao 9º ano da Escola João Becker, da Fazenda da Estrela.

Dilvane explicou que o Executivo estuda a possibilidade de levar os 16 alunos do 6º ao 9º ano para estudarem em Esmeralda.

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, pais, alunos e professores além de representantes das comunidades da Fazenda da Estrela que utilizam a Escola Municipal João Becker se mobilizaram contra as medidas da Administração Municipal que prevê a extinção de turno e ainda a transferência de alunos para estudarem no município de Esmeralda.

Primeiro, o grupo de aproximadamente 50 pessoas esteve na câmara de vereadores e logo depois foram até a prefeitura onde uma comissão foi recebida pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira e pelo Secretário Geral de Administração Gilmar Boeira. A Comissão apresentou uma proposta que contemplaria aulas três vezes por semana em turno integral, gerando a economia esperada pelo governo municipal. Segundo a professora Adriana de Abreu a sugestão vem de encontro aos anseios dos pais que não querem que os filhos estudem em Esmeralda e também favorece o a prefeitura na questão de economia, algo que está sendo amplamente discutido pela municipalidade, além que estimula a permanência do jovem no meio rural.

Para o Secretário Gilmar Boeira a proposta da comunidade é muito boa, sustentável, vem de encontro do município, gerando economia, vindo a gerar menos gastos desde com transporte e professores.

Gilmar fala que o prefeito Amadeu vai se reunir com a Secretária de Educação nos próximos dias Dilvani Agostini, Gilmar acredita que no inicio de janeiro é possível que tenha uma posição final sobre este tema.

Ele fala que se depender dele, vai conversar com o prefeito para que aceite a proposta da comunidade, pois atende os interesses de todas as partes.

O presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões Sérgio Poletto esteve presente, com ele, a vice presidente, Francisca Inêz Zanella de Almeida e o Tesoureiro Gilvani Bizotto. Poletto é favorável a sugestão da comunidade, pois a proposta da prefeitura não traz benefícios para a comunidade escolar, mas apenas prejuízos.

Ele ficou satisfeito com o resultado da reunião e vai acompanhar os desdobramentos.