Desembargador Luís Alberto Vargas e a Reforma Trabalhista

Desembargador Luís Alberto Vargas e a Reforma Trabalhista

SEMINÁRIO DA FETAR DEBATE
ATUALIDADES DO TRABALHO NO CAMPO

A FETAR realizou na terça-feira (11) com a presença do STR de Vacaria e Muitos Capões nas pessoas de Anita Boschi e o presidente Sérgio Poletto, Seminário sobre Atualidades do Trabalho no Campo em sua sede em Porto Alegre. Com mais de 30 pessoas presentes, o seminário foi desenvolvido diante de uma conjuntura que ficará na história, pois neste dia poderá ser votado no Senado o projeto de Reforma Trabalhista enviado pelo governo federal. O presidente da FETAR, Nelson Wild, disse que a votação da precarização dos direitos sociais dos brasileiros coloca o seminário dentro dos temas atuais. “A FETAR, desde sua concepção, em novembro de 2015, tem a finalidade de promover e trazer à luz o debate de temas estritamente pertinentes à categoria dos trabalhadores rurais”, justificou.
Em relação às questões de segurança e saúde, continua Wild, um aspecto positivo em que foram apresentadas neste seminário as conclusões das propostas três conferências livres que a FETAR e o Grupo Técnico de entidades que discutiram, aprovaram e agora apresentaram as conclusões que serão remetidas as Conselhos Municipais de Saúde para depois serem aprovadas na Plenária Estadual.
Sobre Segurança e Saúde – Responsabilidade do Empregador pelos Acidentes de Trabalho, com Ricardo Garcia, procurador do Trabalho. Depois o tema foi Exposição do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – Propostas das Conferências Livres de Saúde com o engenheiro agrônomo Salzano Barreto, que falou sobre a importância de se conseguir inserir alguma das propostas tiradas das Conferências Livres nas Conferências Municipais e Estadual de Saúde.
Em seguida, a médica do trabalho, Virgínia Dapper, falou sobre Intoxicações e Acidentes do Trabalho, bem como seus agravos. Um assunto bastante que dialoga muito com os assalariados rurais, que convivem de forma intensiva e, muitas vezes, sem a proteção necessária para o manuseio desses venenos. E ao final da manhã foi a vez do desembargador do TRT, Luís Alberto Vargas, falar sobre Contribuição Sindical X Obrigações do Sindicato: como fica diante da iminência da reforma trabalhista? Como serão as futuras Convenções Coletivas de Trabalho, a relação do movimento sindical diante de uma eventual nova legislação.
A assessora jurídica da Jane Berwanger, também presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP, foi a coordenadora técnica do seminário, que contou com a participação de diversas entidades, entre elas a FETAG, que esteve representada pela coordenadora estadual de Mulheres, Lérida Pivoto Pavanelo, diretora responsável pela área de Saúde, e pela assessora Paula Rosana Fortunato.
Assessoria de Imprensa – 11/07/2017 – Luiz Boaz
Reportagem – Eleandro Bonesi