FETAR DEFENDE PISO DO RS E VACINAÇÃO IMEDIATA CONTRA COVID 19

FETAR DEFENDE PISO DO RS E VACINAÇÃO IMEDIATA CONTRA COVID 19
FETAR DEFENDE PISO DO RS E VACINAÇÃO IMEDIATA CONTRA COVID 19
O piso salarial do Estado para 2021 foi um dos temas da reunião on line do Fórum das Centrais Sindicais e Federações de Trabalhadores realizada na última terça-feira, dia 12. O presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no RS, Nelson Wild, foi uma das lideranças que participou e lembrou que em 2020, após diversas tratativas, não houve qualquer reajuste no piso, trazendo prejuízos aos trabalhadores e à própria economia.
As entidades já encaminharam ao governador do Estado, Eduardo Leite, um pedido de agendamento para tratar do assunto.
Wild, em sua manifestação, defendeu a valorização do piso estadual, tendo em vista que ele é fator estratégico para as renovações das Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho que a FETAR negocia junto aos patronais. Além disso, prosseguiu o dirigente, nos locais onde ainda não têm os acordos ou convenções o piso do RS é o balizador para negociações. A FETAR exige não só a manutenção do piso estadual, bem como a reposição das perdas, entre elas de 21 por cento somente na Cesta Básica em 2020.
COVID 19
A imediata vacinação contra a Covid 19 também foi defendida por Wild para a categoria. “Se o agronegócio não pode parar a produção de alimentos, quem está na ponta arriscando a vida sob as mais diversas condições de intempéries é o assalariado rural. Portanto, nada mais justo que a categoria esteja entre as prioridades quando a vacinação começar no País”, justificou.
E a necessidade de combater o trabalho informal foi outro ponto defendido pela FETAR na reunião, no sentido de que haja uma forte fiscalização no meio rural. O trabalho informal e com ele a precarização dos direitos é crescente em todo o Estado, bem como nas questões de segurança e saúde do trabalhador.
Mais informações: Nelson Wild (51) 99760-7798
Assessoria de Impresa – 14/01/2021 – Luiz Fernando Boaz (51) 99640-1959