Granizo traz prejuízo a fruticultores

Granizo traz prejuízo a fruticultores

Durante a tarde desse domingo, 16 mais uma vez os produtores da região tiveram perdas devido à queda de granizo, a localidade mais atingida foi São Francisco, Monte Alegre dos Campos.

A região se destaca pelo grande número de produtores que trabalham com uva da variedade Bordeaux (bordo), mas também temos propriedades que possuem frutas de caroço como ameixa, pêssego e caqui, esses sem dúvida os mais prejudicados já que são culturas mais sensíveis ao granizo, principalmente a ameixa e o pêssego que já estão em um estágio mais desenvolvimento com frutos bem formados.

A uva mesmo estando com os ramos curtos também tem perda significativa, pois com a batida do granizo acaba quebrando o broto e consequentemente o cacho junto, já que cada broto possui de três a quatro cachos, esse ano até mais que isso, pois as condições climáticas até o momento propiciavam essa condição, pois tivemos um inverno rigoroso com um acúmulo de horas de frio.

Vários desses produtores já haviam perdido a safra passada devido à geada e voltam a ter perdas pelo granizo, importante nesse momento àqueles que optaram por proteger suas lavouras com o seguro agrícola que acionem seu corretor e aguardem a visita do perito para realização da vistoria de danos.

Importante salientar que os produtores continuem os tratos culturais até mesmo para evitar entrada de novas doenças já que a lesão nas plantas propicia essa condição.

Jeferson Vanzetto de Carvalho, Técnico em Agropecuária do STR de Vacaria e Muitos Capões.