NOVO SALÁRIO MÍNIMO PARA O TRABALHADOR RURAL É DEFINIDO

STR, Agapomi e Sindicato Rural chegam a um acordo e valor do salário mínimo rural é definido em R$ 1.012 reais e 10% de reposição salarial para o trabalhador que recebe acima deste valor.

Na manhã desta quinta-feira, 23 de julho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, em Vacaria, ocorreu a terceira reunião entre o STR de Vacaria e Muitos Capões, Sindicato Rural e Integrantes da Associação Gaúcha de Produtores de Maçã, Agapomi. Um acordo determinou que o valor seja de R$ 1.012,00 reais e 10% de reposição para o trabalhador que receba salário acima do mínimo.

O presidente da Agapomi, José Maria Reckziegel, fala que devido ao cenário atual da economia as empresas não podem fazer grandes concessões. Ele informa que o acordo ficou bom para as partes, e desse modo se mantém um canal aberto com o sindicato e os trabalhadores e ao mesmo tempo os trabalhadores terão um salário um pouco melhor.  Reckziegel destaca que a utilização de mão de obra representa 50% do custo de produção, cita também as dificuldades na venda da fruta, retração do preço, entre outros aspectos. O presidente da Agapomi enfatiza que o mais importante é que se definiu o reajuste.

Para o presidente do STR, Sérgio Poletto, a negociação foi difícil, principalmente pela crise que o Brasil está passando. Ele espera que os empregadores cumpram o que foi decidido e paguem ao trabalhador rural os novos valores passam a vigorar já a partir de 01 de julho de 2015.