PLANO SAFRA DA MAÇÃ É LANÇADO EM VACARIA

STR vai disponibilizar dentista exclusivo para os safristas 

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – SIST fez o lançamento oficial do Plano Safra da colheita da Maçã no dia 07 de janeiro nas dependências da CIC.

Participam os Órgãos de Segurança de Vacaria, Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, além do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais e Agapomi.

Segundo o Coordenador da SIST, Fabiano Weiss, as atividades neste ano serão idênticas às realizadas no ano passado, com atendimento médico e de enfermagem e dispensação de medicamentos na Unidade de Saúde da Júlio. Na área odontológica os atendimentos serão nas dependências do STR de Vacaria com dentista exclusivo a noite. Fabiano fala que a procura ficou dentro do esperado, chegando próximo aos 500 atendimentos no Posto da Júlio.

Os atendimentos vão acontecer das 19h30min às 21h30min. O trabalhador deve agendar a consulta através da empresa tanto para a área médica quanto a odontológica.

No período da colheita Vacaria recebe aproximadamente 15mil trabalhadores oriundos de várias regiões do estado, inclusive de outras partes do Brasil. Na área da segurança haverá reforço, inclusive com visitas em pomares.

Segundo o Delegado Regional de Polícia, Carlos Alberto Defaveri, a Operação Safra foi garantida pelo Departamento de Polícia do Interior e este ano a Polícia Civil receberá contingente menor de policiais de fora, mas o trabalho especial será mantido. A Operação Safra ficará a cargo da Delegacia de Polícia de Vacaria, sob responsabilidade do Delegado Anderson Silveira de Lima, através da Seção de Investigações e reforço de policiais de outras delegacias que já tem conhecimento e experiência. O objetivo principal é evitar crimes graves, demonstrar a atenção policial e apurar rapidamente e aqueles que porventura venham a ocorrer. A equipe de oito policiais também atuará na repressão a crimes no interior, como abigeato e outros.

O Presidente da Agapomi, José Maria Reckziegel destaca a união das entidades para que a colheita aconteça dentro da normalidade. Ele defende a organização da sociedade, em consonância com os serviços e órgãos de saúde e segurança.

O Plano Safra Inicia no dia 25 de janeiro e encerra no dia 04 de março.