SAFRA DAS PEQUENAS FRUTAS DEVE COLHER 3.500 TONELADAS

Vacaria é um dos municípios no topo da cadeia produtiva das pequenas frutas do Brasil, nesta época vivencia a colheita da safra 2016/2017, onde são colhidas aproximadamente 3.500 toneladas de morango, amora-preta, framboesa e mirtilo. Este grupo de frutas é cultivado por mais de 200 famílias oriundas da agricultura familiar e empresas do setor produtivo.

A colheita de amora-preta, framboesa e mirtilo já estão em plena atividade desde o início de mês de novembro, além do morango que é produzido durante todo o ano. O destaque do momento é a colheita da amora-preta, onde se espera um ano de excelente produção e com a colheita de frutos de boa qualidade.

Este ano o manejo e controle de pragas, principalmente da mosca das frutas e Drosophila suzukii, se intensificou desde a pré-colheita, com manejos preventivos através de armadilhas com atrativos, iscas tóxicas na bordadura do pomar, o uso de produtos registrados para as culturas e também produtos orgânicos para o controle de pragas e moléstias.

Na cultura da framboesa onde a colheita se prolonga até maio, por se tratar de uma cultura reflorescente com produção de novos brotos e ramos no verão e outono, os preços de vendas praticados pelos produtores são bons e a venda da fruta in natura é o principal atrativo aos produtores, pois os preços pagos são mais relevantes do que a fruta congelada que giram entorno de R$ 12,00 por cada quilo congelado.

A colheita do mirtilo está em andamento com a colheita das variedades precoces (Southern highbush como O’neal e Misty) e início da colheita nas cultivares intermediárias do grupo rabitteye. A colheita estende-se até o mês de fevereiro com a colheita do grupo do Northern highbush, com a variedade Elliot. No mês de dezembro o escritório municipal da Emater/Ascar de Vacaria realizou em parceria com a Prefeitura Municipal a 14° Feira das Pequenas Frutas Artesanato e Mel, que auxiliou os produtores na comercialização dos seus produtos como frutas in natura, geleias, sucos e processados. A feira oferecida a comunidade de Vacaria contou com a exposição de artesanatos regionais, comercialização de mel nativo da região e atrações artísticas. Visitaram a feira em torno de sete mil pessoas da região e outros municípios.

 

Por Nícolas Eigon Brandt/Escritório Municipal da Emater/ASCAR  Vacaria-RS – Fotos: Divulgação/Emater/ASCAR  Vacaria-RS