STR conclui roteiro de reuniões para divulgação do resultado de pesquisa sobre a utilização de agrotóxicos

STR conclui roteiro de reuniões para divulgação do resultado de pesquisa sobre a utilização de agrotóxicos

STR conclui roteiro de reuniões para divulgação do resultado de pesquisa sobre a utilização de agrotóxicos

Ciclo de palestras aconteceu entre os dias 12 e 21 de setembro, nas comunidades rurais de Vacaria.

O Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões – STR em parceria com o setor de vigilância em saúde da Secretaria de Saúde de Vacaria promoveram ciclo de palestras com os agricultores de todas as regiões do meio rural.

Na ocasião participaram mais de 300 agricultores. Em 2015 através do Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador – Cerest Serra, foi iniciada pesquisa com agricultores e trabalhadores rurais na zona rural de Vacaria, com a coordenação dos trabalhos feita pela Dra. Neice M. X. Faria e foram entrevistados 983 trabalhadores agrícolas, que atuavam em 428 propriedades.

 

Os objetivos específicos foram descrever as características sócio demográficas, caracterizar a exposição ocupacional aos agrotóxicos e identificar grupos com exposição mais intensa, além de medir a frequência e identificar fatores associados com aumento das intoxicações agudas por agrotóxicos e avaliar a frequência e as características dos acidentes de trabalho típicos no trabalho agrícola.

Com a conclusão dos trabalhos a devolutiva da pesquisa tem o objetivo de apresentar os resultados diretamente ao agricultor.

O roteiro iniciou no dia 12 de setembro, na Itacolomi e em Caravaggio, encerrando no dia 21 na comunidade de Santa Luzia no Refugiado.

Do total dos entrevistados, cerca de 24% se declararam fumantes e 15% falaram que consumiam bebidas alcoólicas todos os dias. Sobre os agrotóxicos, 80% tiveram contato direto com algum tipo de veneno. Outros 15% dos pesquisados declararam que tiveram intoxicação em algum momento da vida.

Dentre os principais sintomas relacionados ao uso de agrotóxicos, estão: a dor de cabeça, irritação e ardência nos olhos, náuseas, ânsias e enjoos, tonturas e vertigens, visão turva e embaçada, entre outros. Um fato relevante é que os homens tiveram mais incidências de intoxicações.

O STR de Vacaria e Muitos Capões, apoiador incondicional para a realização desta pesquisa, esteve presente em todas as reuniões, enfatizando a importância dos resultados para a tomada de medidas. Além da presença do presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões Sérgio Poletto, participou o técnico de enfermagem da Secretaria da Saúde e presidente da CIST Fabiano Weiss.

O presidente do Sindicato Sérgio Poletto fala que agora, depois de apresentar os números é partir para a ação, elaborar junto aos envolvidos e gestores um plano eficaz de ação para tentar amenizar a situação. Ele fala que no inicio de outubro a pesquisa será apresentada para o Conselho Municipal de Saúde.

Os participantes receberam um kit contendo uma sacola, camiseta, caneca e material de apoio.