STR DE VACARIA REALIZA REUNIÃO COM ÓRGÃOS DE SEGURANÇA

STR DE VACARIA REALIZA REUNIÃO COM ÓRGÃOS DE SEGURANÇA

Encontro aconteceu na tarde de 28 de agosto, na Brigada Militar em Vacaria.

Mais uma vez, comunidades rurais de Vacaria estão sendo alvo de roubos, furtos e abigeatos. Em 20 dias, mais de 20 residências sofreram com situações deste porte.

Delegado Anderson Silveira explica: “Constatamos a partir de ações desencadeadas no início deste ano e final do ano passado, uma efetiva redução de ocorrências do interior, principalmente a partir do mês de março, abril e maio, havendo uma redução significativa das ocorrências de criminosos no interior. Nos últimos 30 ou 60 dias, notamos um novo ataque ao meio rural, novos fatos havendo abigeato e isso despertou a atenção da polícia civil e da militar e demais órgãos de segurança”. Delegado Anderson afirma que esta reunião teve a finalidade de unir as forças para combater com mais eficácia os crimes que tornaram a incomodar o povo do interior: “Vamos reiterar as medidas do ano passado, pretendemos fazer ações em conjunto no interior e na cidade para combater de forma efetiva e trazer novamente a sensação de segurança. Todos os órgãos de segurança devem se envolver nessa ação, como a Inspetoria Veterinária, sindicatos rurais, Agapomi, todo mundo que é interessado, tem uma parcela a contribuir, como a própria sociedade, através de informações, e com isso buscarmos uma melhora na segurança” – informou o delegado.

Major Fabiano Domênico Paim, do 10º BPM diz que realizaram um levantamento e foi percebido o tamanho das ocorrências como abigeato e furtos nas propriedades: “Nós sabemos que alguns dos delinquentes que efetuamos a prisão nos últimos meses, já estão soltos novamente, e isso é um dos motivos que aumentou a incidência desses delitos nos últimos dias. Nos reunimos com os órgãos interessados, com as pessoas do meio rural, para que pudéssemos traçar algumas estratégias e ações que possam ser feitas para promover maior segurança aos moradores do interior. Há indicativos, há nomes que estamos trabalhando em cima para descobrir como regiões que atuam, veículos que utilizam, e é neste sentido que a Brigada vai procurar trabalhar para que possamos restabelecer a segurança no meio rural.

Jaime Marcolin, liderança rural expõe: “Percebemos bastante boa vontade na parte dos nossos órgão de defesa, o que tende a ficar muito melhor, para, pelo menos poder contornar essa situação que estamos vendo aí. Já bem complicado ficar na propriedade com essa falta de segurança, imagina quando tem que vir para a cidade. Mas pelo que vi hoje aqui, cada vez os esforços se unem mais e alguma coisa vai ser conseguido”.

A vice-presidente do STR, Francisca Ines Zanella de Almeida, fala que quando se une forças o trabalho é melhor. “A segurança pública é uma coisa muito importante na sociedade. A onde existe o bem, e para o bem da sociedade o Sindicato sempre estará presente” – reforça.

Giovane Vanzetto, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural acredita que a polícia está unida e focada em tirar de circulação os indivíduos que estão cometendo esses abigeatos, roubos, furtos no meio rural, mas vimos que os órgãos estão unidos para dar jeito nisso e tirar esses indivíduos de circulação.

Na próxima semana será realizada uma nova reunião para colocar em pratica novas medidas de segurança ao meio rural.