STR PARTICIPA DE REUNIÃO MENSAL DA REGIONAL SINDICAL SINOS/SERRA

No dia 01 de setembro, STR de Vacaria e Muitos Capões esteve em Sapiranga-RS, local do encontro.

Representando pelo presidente Sérgio Poletto e pela vice, Francisca Ines Zanella de Almeida, o STR de Vacaria e Muitos Capões marcou presença em mais uma reunião da Regional Sindical Sinos/Serra.

Durante o dia todo, os coordenadores discutiram ações de maior comprometimento dos sindicatos, recursos do Senar para o Encontro Regional de Aposentados – que vai disponibilizar R$ 4 mil reais para as primeiras 18 regionais. Ainda falando em recursos, existe R$ 8 mil reais para eventos, encontros sociais com o mínimo de 50 pessoas. Os coordenadores sugeriram encontro de Jovens, Mulheres, a realização do 1º Seminário de Empreendedorismo e Sucessão Rural em Taquara e o Seminário sobre Saúde da Mulher, alusivo às atividades do “Outubro Rosa”, no dia 09 de outubro.

A Comissão de Mulheres se reuniu para avaliar a participação na Marcha das Margaridas. De forma unânime, todas as participantes concluíram que o povo do sul é mais acomodado em comparação ao nordeste e outras regiões. De um modo geral, o evento foi muito bom e proveitoso. A faixa, elaborada pelas mulheres, que caracterizou a turma da regional Sinos Serra em Brasília, circulará por todos os sindicatos integrantes, como forma de valorizar o trabalho realizado.

Brito realizou uma breve avaliação da Marcha das Margaridas, fazendo referência a boa estrutura, receptividade por parte da agência de turismo e da organização como um todo. O ponto negativo foi a utilização da marcha para defender o atual governo.

O Presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões, Sérgio Poletto, fez questão de pedir o registro em ata, que a entidade repudia o ato em defesa do governo, durante a Marcha das Margaridas: “Nós discordamos deste manifesto, uma vez que o objetivo da Marcha é a valorização de políticas públicas para as mulheres do campo e não poderia ter sido utilizado de oportunismo para defender o Governo Dilma”.

Outro ponto discutido pelas mulheres, foi a iniciativa de viabilizar a participação de mulheres integrantes da regional, em novembro, no município de Igrejinha, para participar de encontro de encerramento do ano.

Ainda durante a reunião foram apresentados modelos de chapéus para os STR’s da regional, e sugerido que as entidades adquiram para revenda.