Projeto Sinais é apresentado à Rede de Proteção da Infância em Vacaria
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apresentou, na última quinta-feira, 26 de junho, o Projeto Sinais aos profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes do município de Vacaria, na Serra Gaúcha. O encontro foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 200 participantes.
A condução da apresentação foi feita pela promotora de Justiça Priscilla Ramineli, com a presença dos promotores de Justiça de Vacaria Bianca Acioly de Araujo, Gustavo Alexandre Ritter, Raynner Sales de Meira e Claudia Lucia Bonetti.
O Projeto Sinais é uma iniciativa do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE) do MPRS e tem como foco sensibilizar, capacitar e mobilizar a comunidade escolar e os agentes da rede de proteção para a identificação precoce de sinais de violência contra crianças e adolescentes. A proposta é orientar os profissionais na observação de comportamentos e indícios que possam indicar situações de risco.
Durante sua fala, a promotora Priscilla Ramineli destacou o papel estratégico da escola nesse processo. “Muitas vezes, os primeiros sinais aparecem no ambiente escolar, seja por mudanças de comportamento, situações de bullying ou isolamento. A atuação integrada dos profissionais pode fazer toda a diferença na vida dessas crianças e adolescentes”, afirmou.
Também participou do evento o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões e presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sérgio Poletto, que reforçou a importância do trabalho conjunto. “Precisamos ouvir com atenção essas orientações. Saúde e segurança nas escolas devem caminhar lado a lado”, declarou. Com informações e Imagem Ministério Público do Rio Grande Do Sul