Migração de Trabalhadores do Mercosul Pressiona Regularização no RS, Aponta Fetar

Migração de Trabalhadores do Mercosul Pressiona Regularização no RS, Aponta Fetar

A Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul através do vice-presidente Sérgio Poletto participou na sexta-feira, 08 de maio de audiência pública realizada em Santa Rosa para debater a situação dos trabalhadores migrantes do Mercosul que chegam ao Estado, especialmente para atuar nas safras agrícolas.

Durante a manifestação, foram apresentados dados que demonstram a dimensão da demanda e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para regularizar sua situação no Brasil. Segundo Poletto, somente em Vacaria há uma fila de espera de argentinos aguardando há cerca de seis meses pela regularização documental junto aos órgãos responsáveis. Em Caxias do Sul, mais de mil pessoas também aguardam atendimento há mais de seis meses, revelando uma realidade que atinge diferentes regiões do Estado.

Outro dado apresentado por Sérgio Poletto foi a presença de trabalhadores paraguaios durante a colheita da maçã. Apenas no município de Vacaria, mais de cinco mil trabalhadores do Paraguai chegaram neste ano para atuar na safra. Além disso, uma única empresa do setor da maçã contratou aproximadamente 1.500 trabalhadores argentinos para o período da colheita.

A Federação ressaltou a importância da atuação dos órgãos federais para ampliar a estrutura de atendimento e agilizar os processos de regularização migratória, garantindo dignidade, segurança jurídica e condições adequadas para os trabalhadores que contribuem diretamente com a economia agrícola do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, estados onde o setor da maçã possui forte relevância econômica e geração de empregos.