STR VISITA VIVEIRO DE NOGUEIRA-PECÃ EM CACHOEIRA DO SUL

No dia 16 de setembro, uma comitiva de agricultores associados ao STR, técnicos agrícolas e agrônomos partiu de Vacaria para Cachoeira do Sul, aqui no estado, a fim de conhecer a produção de mudas de nogueira-pecã da empresa Divinut.

O presidente do STR, Sérgio Poletto fala que esta troca de experiências abre os horizontes para diversificar a produção das propriedades: “Nós fomos muito bem recebidos pelo Édson, que é o proprietário da empresa Divinut, e com toda a sua equipe técnica nos apresentaram uma palestra muito bem explicativa, acompanhando todo o processo desde como fazer a muda para o enxerto da nós-pecã, o plantio, e a parte da indústria e distribuição”. Poletto afirma que, apesar de demorar em média quatro anos para iniciar o processo de colheita, o plantio da nogueira pode ser muito rentável no futuro, garantindo, de certa forma, uma melhor qualidade de vida para os herdeiros, tendo em vista o valor agregado ao produto em fase de comercialização.

De acordo com a empresa Divinut, que produz as mudas pela própria indústria, um hectare suporta em média 100 mudas de nogueira-pecã, respeitando os limites entre uma planta e outra.

Os participantes da comitiva de Vacaria, dividiram experiências com outras delegações, vindas de Florianópolis, Camboriú, Caçapava, Erechim, entre outras, e voltaram entusiasmados com a possibilidade de agregar uma nova produção em suas propriedades, especialmente pela tranquilidade que este plantio oferece quando se fala de chuvas fortes, granizo e geadas. Nos últimos anos, os produtores vem sofrendo amargamente os danos da natureza sobre suas produções e talvez essa, seja uma porta que se abra para um novo tipo de produção na região de Vacaria e Muitos Capões.

A empresa Divinut é parceira do STR de Vacaria e Muitos Capões. Se você ficou interessado, entre em contato com o STR e saiba mais!