Lideranças sindicais de todo o Brasil se reuniram em Brasília entre os dias 17 e 18 de abril para o “Encontro de Formação sobre Certificação e Devida Diligência”

Lideranças sindicais de todo o Brasil se reuniram em Brasília entre os dias 17 e 18 de abril para o “Encontro de Formação sobre Certificação e Devida Diligência”

Lideranças sindicais de todo o Brasil se reuniram em Brasília entre os dias 17 e 18 de abril para o “Encontro de Formação sobre Certificação e Devida Diligência”, promovido pela Contar. O evento foi uma oportunidade única para discutir e aprofundar temas cruciais relacionados aos Direitos Humanos, trabalho decente e responsabilidade das empresas.

O primeiro dia do encontro foi marcado por debates intensos sobre a regulação em Direitos Humanos e Empresas no Brasil. O foco principal foi o Projeto de Lei 517-22 e a Política Nacional, temas que geraram reflexões enriquecedoras e desenvolvidas para o fortalecimento do debate público sobre a responsabilidade empresarial.

Manoela Roland, do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e Empresas (HOMA), foi uma das palestrantes que destacou a importância da devida diligência para garantir os direitos dos trabalhadores e promover um ambiente de trabalho digno.

No segundo dia, os participantes se aprofundaram em temas como direitos dos trabalhadores, obrigações das empresas e o papel das alianças em Direitos Humanos. Laura, Auditora Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Tássia, representando a Repórter Brasil, foram as palestrantes que compartilharam suas experiências e conhecimentos.

Além dos painéis e debates, os participantes também se envolveram em trabalhos de grupo para discutir o papel da devida diligência no movimento sindical e nas negociações coletivas de trabalho. Essas discussões foram fundamentais para a definição de encaminhamentos finais e estratégias futuras, reafirmando o compromisso das lideranças sindicais com a promoção dos Direitos Humanos e do trabalho decente no Brasil.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria e Muitos Capões (STR), Sérgio Poletto, destacou a importância do evento para o movimento sindical. “Estamos discutindo questões cruciais para garantir os direitos dos trabalhadores e promover um ambiente de trabalho digno”, afirmou Poletto.

O “Encontro de Formação sobre Certificação e Devida Diligência” encerra com a definição de próximos passos e ações a serem tomadas pelo movimento sindical, reafirmando o compromisso das lideranças presentes com a promoção e defesa dos Direitos Humanos e do trabalho decente no Brasil.