FUNAI E MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO DO MATOGROSSO DO SUL VISTORIAM POMARES DE VACARIA

FUNAI E MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO DO MATOGROSSO DO SUL VISTORIAM POMARES DE VACARIA

 

COMITIVA DE MATO GROSSO DO SUL VISITA VACARIA
STR recebe comitiva com integrantes da COETRAE -MS, FUNAI, Associação dos Indígenas e representantes do Ministério Público de Mato Grosso do Sul
Grupo vistoriou as condições de trabalho dos milhares de indígenas que estão em nossa cidade em consequência da Safra da Maçã. O roteiro foi organizado em conjunto com o STR , entre os dia 05 a 12 de fevereiro. Sérgio Poletto explica que foram verificadas as boas parcerias que vão desde a contratação dos trabalhadores indígenas que vem do Mato Grosso do Sul principalmente: “Há anos esses trabalhadores vêm para Vacaria e boa parte deles utilizam do Plano Safra que é realizado, onde o sindicato presta o atendimento odontológico, a secretaria da saúde presta o atendimento em sua área”. Poletto enfatiza que já existe uma boa parceria, inclusive com os órgãos de segurança, no entanto a partir de agora o sindicato passa a integrar também essa equipe, junto ao Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul,  Funai a Coetrai, todos órgãos que fazem parte desse trabalho tão importante e de prevenção.
Dr. Malcir Pauletti Procurador do Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul fala que a fiscalização tem um procedimento de parceria, onde os trabalhadores, as empresas e o estado tentam construir de maneira ajustada de maneira negociada essa parceria, destaca também que é  muito bom ter o STR junto participando efetivamente conosco não só nas visitas mas em todos os encaminhamentos que vamos fazer daqui para frente porque o MP vai a cada ano, a cada momento ajustar a situação que venha facilitar principalmente para os trabalhadores que é o que mais nos interessa. Pauletti fala que essa visita é ajustada e tem agendamento prévio, ninguém é surpreendido com nada, mas o que o MP percebeu é que as orientações que são feitas, estão sendo efetivadas: “Realizamos as vistorias com o objetivo até de lacrar um alojamento e a gente percebeu que quando a gente chegou lá de maneira positiva não houve a necessidade, pois o alojamento foi adequado conforme nós tínhamos feito a orientação na visita passada. Finaliza reiterando que é nesse sentido que é importante todo esse trabalho e agora com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões se monitorará 12 meses por ano. Estão trabalhando na Safra da Maçã esse ano aproximadamente sete mil indígenas, a grande maioria vinda do Mato Grosso do Sul.