Reunião discute o uso das águas dos rios

Reunião discute o uso das águas dos rios

Na terça-feira, 25/10 na Câmara de Vereadores de Vacaria ocorreu reunião pública do Comitê Plano da Bacia Hidrográfica dos Rios Apuae-Inhandava. Aproximadamente 100 pessoas participaram especialmente produtores rurais, Vereadores, Integrantes da Agenda 21, Secretaria de Agricultura e diretoria do STR de Vacaria e Muitos Capões.

O objetivo foi decidir sobre o futuro das nossas águas especialmente dos rios Socorro e Santana que recebem afluentes do meio urbano e rural de Vacaria e obter dos participantes as suas expectativas quanto à qualidade futura das águas dos rios que integram a sua UPG, o que significa que as águas daquele rio deverão ter uma qualidade adequada para os usos desejados.

Um exemplo: Se a comunidade decide que um rio ou um trecho de rio deve ter qualidade suficiente para permitir que se nade nele, alguns usos não poderão ser permitidos como lançar esgotos domésticos no rio.

O agricultor da comunidade de Caravaggio, Robson Oliboni fala que a votação foi muito importante, mas lamenta que ainda faltem mais informações, pois o tema em longo prazo vai influenciar a vida de todos. Ele fala que é preciso ficar atentos nas decisões que influenciarão o futuro nas comunidades.

Robson Oliboni defende que as águas dos rios sejam destinadas também para a matar a sede dos animais, também na irrigação para a fruticultura e consumo humano. Destaca também que vai ficar atento com os próximos passos que serão desenvolvidos através do comitê.

Liderança rural da Comunidade Itacolomi, Jaime Marcolin parabeniza a presença dos agricultores na reunião onde perto de 80 pessoas marcaram presença. Ele fala que o produtor rural está atento nas decisões. Marcolin destaca também que o STR de Vacaria e Muitos Capões tem dado o suporte que é necessário para que todos os agricultores de Vacaria e Muitos Capões participem das decisões especialmente do meio rural.

O Consultor Rogério Dewes diz que é fundamental a participação de todos nas decisões que envolvam os recursos hídricos, Dewes destaca que a partir desse momento, serão copilados os números da votação e depois serão referendados em nova reunião e após serão desenvolvidas matrizes para a utilização das águas dos rios conforme a votação ocorrida.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados rurais de Vacaria e Muitos Capões Sérgio Poletto fala que a reunião ficou dentro das expectativas, pois a votação foi de encontro do que pensa a agricultura familiar, onde as águas já vem sendo utilizadas para a irrigação da agricultura e para os animais beberem e também o consumo, até mesmo porque o cuidado com os recursos hídricos já acontecem.

A comunidade pode votar nos seguintes possíveis usos da água: Abastecimento humano, irrigação, pesca, dessedentação de animais, balneário e uso industrial. O resultado será divulgado em nova reunião que será marcada para os próximos dias em Vacaria.