Comissão de Jovens e de Aposentados se reúnem na sede do STR para discutir a sucessão familiar

Comissão de Jovens e de Aposentados se reúnem na sede do STR para discutir a sucessão familiar

                        

Em 21 de junho, durante todo o dia, as duas comissões se reuniram para discutir assuntos comuns aos jovens e à melhor idade.

Durante a manhã as comissões tiveram um encontro bem dinâmico onde levantou-se várias questões sobre a sucessão familiar, como o porquê do jovem não querer permanecer no meio rural, e por que meus pais não me dão abertura para continuar no meio rural. Os dois grupos puderam juntos debaterem o assunto em questão e levantar ideias que atraíssem os dois lados.

A agricultura familiar é importante e futuramente será ainda mais, pois não tem quem continue o trabalho. Os jovens do meio rural tem se desinteressado pelo ramo devido à falta de oportunidades – o que vem sendo um grande problema para todos. O objetivo do encontro era bolar estratégias de convencimento para os dois lados permanecerem juntos na produção da agricultura familiar.

No segundo momento, a Comissão de Jovens reuniu-se separadamente junto com a Secretaria de Agricultura e Emater para juntos montarem o cronograma de atividades para a apresentação do projeto “A Importância da Juventude no Meio Rural” que será apresentado pela primeira vez na Escola Atílio Benedetti, no Capão da Herança para alunos do 6º ao 9º ano.

 

Jovens a campo: Execução de Projeto inicia em Escola do Capão da Herança

 

Na manhã de 22 de junho, na Escola Atílio Benedetti, no Capão da Herança teve início os trabalhos da Comissão Municipal de Jovens dos STR de Vacaria e Muitos Capões, de pesquisa entre os jovens de Vacaria.

 

O projeto “A Importância da Juventude no Meio Rural” foi apresentado de forma espontânea, com dinâmicas e tarjetas em grupo para que todos participassem e mostrassem suas ideias e dúvidas a respeito da agricultura familiar e a permanência no meio rural. A apresentação teve como base as perguntas: – Qual o seu entendimento sobre agricultura? Você sabe qual a importância da Agricultura? O que é necessário para permanecer na agricultura. Dividido em quatro partes:

  • Apresentação do projeto;
  • Experiência: relato de um jovem que vive no meio rural
  • Troca de saberes:  o que eles esperam, pensam e querem.
  • Encaminhamentos: registrar demandas dos alunos para buscar melhores formas de criar políticas públicas pedindo às autoridades a melhoria do meio rural, assegurando a permanência dos jovens no campo.

Professora Ariane Pires, supervisora da escola Atílio Benedetti, diz que é uma satisfação receber essa equipe para motivar os alunos a permanecer trabalhando no campo, ajudando os seus pais. Em torno de 35 alunos, do 6º ao 9º ano participaram nesta primeira etapa, onde foi conhecido o que os alunos pensam sobre a agricultura de um modo geral.

O coordenador Giovani Vanzetto explica que o objetivo é levantar as demandas pertinentes aos próprios jovens, pois o êxodo rural vem aumentando sistematicamente em todas as localidades, deixando o meio rural cada vez mais envelhecido. Ele destaca que os estudantes da área urbana também serão ouvidos.

O assessor da Regional Sinos Serra, José Teixeira, mentor e organizador geral do projeto, diz que é muito importante estar em contato com a juventude, fazendo uma valorização do jovem que está inserido no meio rural, para que logo ali na frente esse mesmo jovem possa avaliar a sua permanência no interior como fundamental para que siga a agricultura familiar. “A receptividade foi muito bacana, o pessoal entendeu a proposta, fizemos algumas dinâmicas específicas e acredito que foi muito positivo. O próximo passo é abordar também as escolas do meio urbano, para conscientizar os jovens da importância da agricultura familiar e construir políticas públicas para o jovem permanecer no meio rural”.