NOTA OFICIAL FETAR RS – ELEIÇÕES 2022

NOTA OFICIAL FETAR RS – ELEIÇÕES 2022

NOTA OFICIAL

A Federação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais no Rio Grande do Sul – FETAR-RS, entidade sindical de segundo grau, conjuntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais – CONTAR, entidade de terceiro grau, vem, pelo presente, manifestar-se pelos recentes acontecimentos envolvendo empresas e empregadores que utilizam de sua condição contra a livre escolha eleitoral dos trabalhadores, sendo que tais atitudes são ilegais, imorais, abusivas e fascistas.

Estamos diante do Direito Constitucional e Fundamental de Livre Escolha do Voto, e tal direito pertence a todo cidadão brasileiro, trabalhador, não podendo ser objeto de compra, venda ou forma de manutenção de seu posto de trabalho. Esta coação é criminosa e enfrentará as medidas judiciais cabíveis.

Ainda, tais atitudes constituem assédio moral e ofendem a liberdade de orientação política dos trabalhadores, além de assédio eleitoral passível de dano moral na esfera trabalhista. Além da violação explícita dos artigos 5, 14 e 301 da Constituição Federal, caracterizando crime eleitoral.

Em nenhum momento iremos admitir, permitir, ou isentar-se quando empresários usem suas posições de poder para chantagear e intimidar seus trabalhadores. A proposta da FETAR-RS e CONTAR é de um contrato de trabalho formal, decente e digno, jamais compactuando com o voto de cabresto. Não iremos retornar a tempos obscuros de coronéis, a retirada de direitos, ao ódio, à escravidão.

Ao longo de nossa história sempre lutamos pela democracia, incansavelmente, por direitos mais dignos, por melhorar a condição de vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e jamais perdemos a vontade de lutar, como sempre, lutaremos pela nossa liberdade de crença, de ir e vir, de pensar e de votar.

Nelson Wild, presidente

Gabriel Bezerra dos Santos, 1⁰ Secretário