Pesquisa aponta que Reutilizar roupas usadas em aplicação e permanecer trabalhando com roupas molhadas por agrotóxicos aumenta o risco de intoxicações

Pesquisa aponta que Reutilizar roupas usadas em aplicação e permanecer trabalhando com roupas molhadas por agrotóxicos aumenta o risco de intoxicações

O roteiro de Reuniões para a divulgação do resultado da pesquisa sobre a utilização de Agrotóxicos, a pesquisa iniciou em 2013 foi coordenada pela doutora Neice M. X. Faria e nessa quinta-feira,14/09 os encontros foram na Baraúna e na Serraria 6 comunidades rurais da Fazenda da Estrela.

Aproximadamente 20 pessoas participaram e receberam as informações dos principais resultados, e recomendações contidas na explanação: A proporção de Intoxicações comparável com outros estudos (15% na vida e de 6 a 8,6% segundo critério da OMS).

O efeito protetor do uso de EPI não está bem estabelecido, mas é necessário melhorar as medidas de proteção tanto de acidentes como de intoxicações.

A pele é uma importante porta de entrada dos agrotóxicos no corpo do trabalhador. Discutir amplamente este conceito e estimular medidas de proteção.

A questão do destino das embalagens de produtos veterinários deve ser o mesmo dos agrotóxicos agrícolas e ambas podem melhorar bastante

A aplicação de agrotóxicos por avião e nas vizinhanças se mostrou um fator de risco para intoxicações dos entrevistados

Quase todas as formas de exposição estão associadas com quadros de intoxicações por qualquer um dos critérios. Quem lidava mais com agrotóxicos tinha mais risco.

Reutilizar roupas usadas em aplicação e permanecer trabalhando com roupas molhadas por agrotóxicos aumentou risco de intoxicações. As Considerações finais são as seguintes, as ações visando a prevenção de acidentes e intoxicações no trabalho devem envolver vários setores, a atividade agrícola tem sido uma das atividades com maior risco de acidentes de trabalho e doenças. Isso tem que mudar e só vai ocorrer com a participação de todos. Na saúde coletiva sempre tem coisas a serem melhoradas e desafios a serem enfrentados

Nessa sexta, 15/09 as reuniões serão  na Capela de Fátima e São Pedro.  Na próxima semana o roteiro reinicia na segunda-feira, 18 Fazenda da Ramada, Bela Vista, 19 na Invernada dos Borges, Raia Gaúcha, dia 20 na Capela do Rosário, Capão da Herança e encerra no dia 21 na Santa Luzia.