PORTO ALEGRE SEDIA REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE COMBATE AOS AGROTÓXICOS

PORTO ALEGRE SEDIA REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE COMBATE AOS AGROTÓXICOS

PORTO ALEGRE SEDIA REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE COMBATE AOS AGROTÓXICOS

O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos 2023 promoveu ontem (13) a primeira reunião de sua coordenação ampliada, tendo por local a sede da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O 2º Secretário da FETAR-RS, Sérgio Poletto, diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador Rural, esteve presente, bem como a assessora sindical Juliana Oro.

Poletto considera importante a participação da FETAR-RS no Fórum, em especial por estar ouvindo os painéis e debatendo assuntos cruciais que envolvem a saúde, a mortalidade de abelhas em decorrência dos agrotóxicos, entre outros. “É fundamental conhecer as experiências realizadas em outros estados, como Paraná, Pernambuco e Bahia”, citou.

O dirigente disse que chama atenção o fato de que, cada vez mais, a FETAR-RS e, principalmente, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que lidam com assalariados, precisam estar sempre atentos com a questão dos agrotóxicos e a forma como são aplicados. “Muitas vezes, aos trabalhadores não são disponibilizados equipamentos de proteção individual (EPI’S). Depois surgem doenças, entre elas o câncer. E tudo isso é comprovado cientificamente”, destacou.

O coordenador do Fórum Nacional, Pedro Serafim, entregou a Poletto um exemplar do livro Um avião contorna o pé de Jatobá e a nuvem de agrotóxico pousa na cidade, escrito por Paulo Machado, e traz reflexões importantes sobre agrotóxicos, usos e depoimentos. “Foi um privilégio ter participado desta reunião ampliada do Fórum Nacional com colegas de outros estados e da Federação, completou.