Programa Vida Rural de 15 de Julho de 2023

Programa Vida Rural de 15 de Julho de 2023

Programa Vida Rural de 15 de Julho de 2023

O STR de Vacaria e Muitos Capões sediou na quinta-feira, 13 de julho a primeira rodada de negociação da Convecção Coletiva de Trabalho onde reuniu representantes do STR, assalariados rurais, Agapomi, Sindicato Patronal, e Farsul, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bem Jesus e empresas de São José dos Ausentes. O Presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões Sérgio Poletto, explica que foi apresentado o pedido a  Patronalde reajuste de 12% no valor do salário mínimo da categoria, passando o piso de R$ 1.610,40 para R$ 1.805,00, no entanto, a contraposta foi de 3,96 de reajuste. Sérgio Poletto destaca que ficou muito distante da pedida inicial, mas nós recuamos um pouco, deixamos uma outra contra proposta de 8.04% e dentro dessa faixa eles pediram então um tempo para analisar a nova proposta, ele acredita que nos próximos dias acontecerá nova rodada de negociação e é possível que se chegue em uma cordo. Sérgio Poletto enfatiza que está muito longe ainda a diferença que tem de 3,96% para 8,04% mas esperamos que haja compreensão dos empregadores por parte do Sindicato Patronal aqui de Vacaria de Muitos Capões, e também de  Bom Jesus porque a negociação está acontecendo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de lá, e a gente possa chegar então num denominador comum. finaliza

 

O Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, Vanius Corte participou de atividade envolvendo a FETAR RS e Representantes da Regional Sindical Sinos Serra na última quarta-feira, dia 12, ele destacou a importância de falar sobre assuntos relevantes, principalmente na questão do cumprimento da legislação trabalhista e no que o descumprimento ocasiona. Ele orientou sobre a contratação da mão de obra, Vanius destaca que o principal, deve ser observado por todos, é a regularidade desse contrato. O que a gente tem visto hoje é muito trabalhador informal, ou seja, trabalha e não tem nenhum tipo de contrato, nenhum tipo de regularidade. E aí, bom, se a pessoa não tem um contrato de trabalho regular, ela não tem direito nenhum. Tudo isso é decorrência. Então a primeira coisa que a gente diz que é o principal é que cada trabalhador que seja contratado tenha sua carteira de trabalho, agora é digital, não é mais em papel, mas tenha carteira de trabalho digital e ela seja registrada pelo empregador.

Ele vai além, mas o que é importante que as pessoas se deem conta que o registro é bom para o trabalhador mas ele é bom para o empregador também quando o empregador registra, ele está fazendo aquele registro perante o INSS que é o Instituto Nacional do Seguro Social ele está fazendo um seguro para que caso aconteça alguma coisa com aquele trabalhador ele tenha aquele seguro, então o principal, cuidar com a formalização do contrato, cuidar com o cumprimento dos direitos, algumas coisas podem ser mais complexas, outras são mais simples, mas a partir do momento que o trabalhador é registrado, aí tudo fica mais fácil no sentido de evitar a ocorrência de problemas para aquele trabalhador ou para aquele empregador. Vanius Corte enfatiza que tanto o empregador como o empregado, a função do Auditor fiscal do Ministério do Trabalho é fiscalizar o cumprimento da lei.