SEMINÁRIO FORTALECE AÇÕES SINDICAIS EM BRASÍLIA

SEMINÁRIO FORTALECE AÇÕES SINDICAIS EM BRASÍLIA

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas rurais – CONTAR – realiza nos dias 07, 08 e 09 de março em Brasília, de forma presencial, o “Seminário de fortalecimento da ação sindical para a promoção dos direitos humanos nas cadeias produtivas”, dessa vez será o setor da soja, e será o primeiro momento de estudos e discussões entre dos dirigentes sindicais sobre o tema. No ano passado, a CONTAG e entidades parceiras, realizaram um seminário para com a mesma temática para o setor da cana de açúcar. Dirigentes sindicais dos estados do PR, RS, BA, MT, MS, estão participando da atividade em Brasília. De Vacaria participa o Presidente do STR Sérgio Poletto, ele destaca que o objetivo principal nesse primeiro dia foi analisar a NR31, da atualização que foi feita pelo Governo Federal, também se realizou apresentação da cadeia produtiva da Soja, do que se tem em relação as convenções e acordos coletivos de trabalho por estado, foram levantados os principais problemas.

Sérgio Poletto, fala que nessa terça-feira, 08, Dia Internacional da Mulher será lançada a Comissão Nacional das Assalariadas Rurais onde se tratará especificamente assuntos relacionados as mulheres de todo o pais.

Breve resumo do 1º Dia de Seminário com Sérgio Poletto

O Seminário é uma parceria da CONTAR com a OXFAM Brasil. Segundo Gabriel Bezerra, residente da CONTAR o objetivo central do evento é cuidar do processo de governança das cadeias produtivas, quais sejam, os trabalhadores e o movimento sindical, não são, necessária e frequentemente, parte desse processo de diálogo e governança. “Eles não participam da definição de padrões, não estão diretamente envolvidos na construção de consenso e não estão envolvidos no monitoramento e implementação, daí a necessidade de encontrar, estudar e compreender esse processo para melhorar a vida de quem trabalha”, afirma Gabriel.

Delegação Gaúcha

PROGRAMAÇÃO
SEMINÁRIO DE FORTALECIMENTO DA AÇÃO SINDICAL PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA CADEIA PRODUTIVA DA SOJA
Brasília/DF, 07 a 09 de março de 2022
PROGRAMAÇÃO

08 de março
09h – Lançamento Oficial da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Assalariadas Rurais: Planejamento estratégico
12h – Almoço

Tarde
14h – Análise de conjuntura da Cadeia Produtiva da Soja: principais aspectos socioeconômicos
José Silvestre (DIEESE)
14h30 – Painel: Violações de Direitos Humanos na cadeia produtiva da soja / debates
Fernanda Sucupira (RB): relatório parcial da pesquisa da soja
16h – Intervalo
16h15 – Trabalho de grupo: identificação dos principais problemas da cadeia produtiva
18h – Encerramento

09 de março
09h – Painel: Norma RTRS / debates
Fábio Beltrame (BRAC Consulting)
10h30 – intervalo
10h45 – Encaminhamentos
12h – Encerramento