STR E FETAR-RS PARTICIPAM DE ENCONTRO DA CONATRAE

STR E FETAR-RS PARTICIPAM DE ENCONTRO DA CONATRAE

FETAR-RS PARTICIPA DE ENCONTRO DA CONATRAE

O diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador Rural da FETAR-RS, Sérgio Poletto, participou nos dias 21, 22 e 23, em Brasília, do Encontro das Comissões Estaduais do Trabalho Escravo. O evento celebra os 20 anos da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Poletto acompanhou a delegada do Departamento da Justiça da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Viviane Viegas, que representou a COETRAE/RS na atividade.

Viviane enalteceu a importância da atividade para o aprimoramento do fluxo nacional para erradicação do trabalho análogo à escravidão. “O encontro tratou sobre a atualização e revisão do papel das instituições e da sociedade civil neste processo”, diz. “Hoje, o Rio Grande do Sul implantou o fluxo estadual e aprimora todas as instituições envolvidas como forma de enfrentamento, mas sobretudo de prevenção ao trabalho análogo à escravidão”, afirma.

Poletto, por sua vez, destacou o importante papel que a FETAR-RS está implementando para coibir de todas as formas essa forma degradante de submissão imposta ao ser humano por pessoas inescrupulosas que só pensam no lucro.

A ação foi promovida pela Conatrae e pelo Ministério dos Direitos e da Cidadania (MDHC).

Conatrae

A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ela foi criada em 31 de julho de 2003. O seu principal objetivo é coordenar e avaliar a implementação das ações previstas no Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Também compete à Comissão acompanhar a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional e avaliar a proposição de estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no País.

Com informações da Assessoria de comunicação da SJCDH