STR E MUNICÍPIO TRABALHAM EM PROJETO PARA GARANTIR MAIS SEGURANÇA E SAÚDE

STR E MUNICÍPIO TRABALHAM EM PROJETO PARA GARANTIR MAIS SEGURANÇA E SAÚDE

STR E MUNICÍPIO TRABALHAM EM PROJETO PARA GARANTIR MAIS SEGURANÇA E SAÚDE

A direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sant’Ana do Livramento esteve reunida ontem (27) com o coordenador da Vigilância do Trabalho de Santana do Livramento, Paulo Henrique Vargas, que está trabalhando em um Projeto de Segurança para Trabalhadores Rurais. O 2º Secretário da FETAR-RS, Sérgio Poletto, diretor responsável pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador Rural, participou do encontro.

Conforme a presidente do STR, Maria Felícia da Luz Castro, a entidade é parceira neste projeto, que tem por finalidade evitar acidentes ou contaminação por agrotóxicos. “O município conta com cerca de dois mil assalariados rurais e com este trabalho de prevenção queremos passar informações para o trabalhador”, justifica.

Felícia vai mais longe e projeta a confecção de uma Carteira da Vigilância, na qual constariam vários dados sobre as atividades do assalariado, como, por exemplo, se trabalha com aplicação de agrotóxicos, em silos nos engenhos, máquinas agrícolas, entre outras ocupações. “Saberemos quem lida com agrotóxicos num eventual problema de saúde. Além disso, vamos fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para alguns trabalhadores e, inclusive, maior assistência médica dentro deste projeto”, destacou a dirigente.

Poletto achou o projeto muito interessante, em especial a questão da contaminação por uso de agrotóxicos e a distribuição de EPI. O município quer a parceria do sindicato e o acompanhamento da FETAR-RS, o qual ele sinalizou positivamente. “A ideia é boa. Claro que ainda se trata de um projeto, mas já estão buscando recursos junto aos Ministérios da Saúde e da Justiça, já que foi aberto um edital que contempla a questão dos agrotóxicos e da aquisição de um veículo. Saí da reunião bastante satisfeito com essa iniciativa”, finalizou.

FOTO: Eldy (vice-presidente); Felícia (presidente); Poletto (2º Secretário) e Paulo Vargas (coordenador da Vigilância Trabalho)

Assessoria de Comunicação Fetar RS- 👨🏻‍💻Luiz Boaz