AGRICULTORES COMEMORAM EM FESTA NA INVERNADA DOS BORGES – 5º DISTRITO DE VACARIA

A 13ª edição da Festa do Agricultor e o II Encontro da Família Rural aconteceram durante o dia 24 de julho, reunindo mais de mil pessoas. STR de Vacaria e Muitos Capões esteve presente na organização do evento.

O evento, já consolidado entre as comunidades rurais de Vacaria e Muitos Capões, cumpre com seu principal objetivo: reunir em integração e alegria, agricultores, pequenos produtores rurais, familiares e amigos, que fazem a festa em comemoração ao Dia do Agricultor.

Durante o evento, diversas atividades para envolver ainda mais os participantes, fizeram parte do cronograma, como Cavalgada, Celebração Religiosa, Churrasco, Leilão do Bolo, Torneio de Futebol 7, Vaca Parada, Ação em Saúde, Escolha do Casal Mais Idoso, Brincadeiras, Show de Talentos e Matiné Dançante.

Sérgio Poletto, presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões, membro integrante da Comissão Organizadora da Festa avalia: “O objetivo foi cumprido mais uma vez. Não só pelo agricultor, mas pelas comunidades não só de Vacaria, mas de outros municípios da nossa região, como Monte Alegre, Muitos Capões, Campestre da Serra, que também participaram. A avaliação que se faz é extremamente positiva, pela integração das comunidades, pela integração nas brincadeiras que se fez, da mini gincana e os jogos que foram realizados. Isso mostra primeiro a união das entidades que promovem esse evento, pela seriedade que juntos trabalham com as comunidades na organização e principalmente a integração das pessoas que participam. Esse ano tivemos um número maior de mil pessoas participando desse evento, só isso já engrandece e já fica pra nós, como entidade, uma responsabilidade maior já pra promover no ano que vem a 14ª Festa do Agricultor e III Encontro da Família Rural”.

Eliseu Martins, Coordenador da Comunidade Invernada dos Borges, considera que o evento foi acima do esperado: “A nossa comunidade estava preparada e realmente surpreendeu a todos. Creio que mais uma vez a Festa do Agricultor ficou provada e comprovada de que é uma festividade anual que deve continuar sempre. Tivemos aqui pessoas de várias comunidades rurais de várias regiões de Vacaria e municípios vizinhos. Eu dou nota 10 para a minha comunidade e para todos que apoiaram”.

Aline Sbardelotto, extensionista da Emater em Vacaria, integrante da Comissão Organizadora do evento pontua: “O município de Vacaria tem uma área territorial extensa, são mais de 2.000 km², sendo que as principais comunidades onde se concentram agricultores familiares ficam distantes da sede, o que muitas vezes dificulta essas famílias a participarem de eventos em nível municipal, seja na área da cultura, do esporte ou lazer. Faltava um evento que viesse celebrar o Dia do Agricultor e, ao mesmo tempo, promovesse a integração dessas famílias rurais localizadas em extremos opostos do município, que vivem realidades semelhantes e praticamente não se relacionam. Pensando nesse cenário, o escritório municipal da Emater/RS-ASCAR, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria, a Prefeitura Municipal e a Radio Fátima promoveram em 2003 a 1ª Festa do Agricultor, que aconteceu na Capela Nossa Senhora de Fátima, quando foram desenvolvidas atividades culturais, religiosas e esportivas. Toda a promoção é organizada pela comunidade sede, que aproveita os lucros do evento para melhorar a infraestrutura da comunidade. Daí então, todo ano tem festa para comemorar o dia do agricultor, revezando as comunidades rurais. Este ano, a 13ª Festa do Agricultor na Invernada dos Borges foi um sucesso. A programação foi extensa: com cavalgada, celebração religiosa, churrasco, torneio de futebol, gincana, brincadeiras, show de talentos, matiné dançante, entre outras atividades recreativas, provando que a união de diversas instituições faz com que se valorize a profissão do agricultor.

Para o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, a festa mais uma vez foi um sucesso: “É uma satisfação estar mais uma vez aqui, só temos que parabenizar toda a equipe organizadora, as comunidades que vieram participar, tornando a festa grandiosa, os sindicatos e entidades aqui sempre parceiros e dispostos a ajudar e patrocinadores, que quiseram de fato, junto com a Invernada dos Borges fazer a festa acontecer. Acima de tudo, a Festa do Agricultor alcançou mais uma vez seu objetivo que é reunir as comunidades do interior de Vacaria para que as pessoas se conheçam e acima de tudo celebrar o dia do agricultor. O agricultor é aquele que trabalha de sol a sol e produz o que é mais importante pra nossa vida, algo divino que é o alimento, aquele que está todos os dias na nossa mesa, independentemente de ser na cidade ou no interior, todo mundo precisa do homem aqui do campo que produza a fruta, a verdura, a carne, o leite, o arroz o feijão e trigo pro nosso pão, essas pessoas que fazem com que nós possamos nos alimentar e fazem desse lugar, o interior, seu local de vida. Sabemos que sua qualidade de vida tem ainda que ser melhorada, tem que ter políticas públicas que melhorem e qualifiquem a vida, mas acima de tudo esse é o papel da festa, é celebrar essa data importante, parabenizar e agradecer a Deus, abençoar essas pessoas que fazem um grande papel na nossa sociedade, na nossa comunidade que é produzir o alimento que vai para a nossa mesa todos os dias”.

Osvaldo Motta, Secretário de Agricultura de Vacaria, considera: “A gente fica muito feliz de também estar participando desse evento. A organização a tranquilidade, e o pessoal que esteve participando, que veio de outras comunidades para se enturmar com o pessoal aqui da Invernada dos Borges, é muito bonito de ver e a gente espera que nas próximas festas possamos estar presentes de novo, e dispostos sempre a ajudar”.

Os resultados premiados durante as atividades realizadas na Festa do Agricultor foram os seguintes:

1º Lugar Vaca Parada: José Cesar

2º Lugar Vaca Parada: Darci Telles

3º Lugar Vaca Parada: Valderi Maciel

Participação Especial: João Gabriel (competidor mais jovem – 4 anos de idade)

1º Lugar Paraguaia: João Alberto (Raia Gaúcha)

2º Lugar Paraguaia: Digão (Santa Luzia)

1º Lugar Jogo da Pinha: Janete Ribeiro

1º Lugar Futebol: Capela São Francisco (Monte Alegre dos Campos) troféu + ovelha

2º Lugar Futebol: Assentamento Nova Estrela (Vacaria) Nova Geração

3º Lugar Futebol: Capela Santa Luzia (Vacaria)

Participação Especial 4º Lugar Futebol: Capela de Fátima

Participação Especial 5º Lugar Futebol: Capela Santa Luzia (Vacaria)

1º Lugar Casal Mais Idoso: Dinartino Vargas e Maria de Souza Borges (Raia Gaúcha)

2º Lugar Casal Mais Idoso: Geni V. F. Borges e Fábio de L. Pires (Cidade de Vacaria)

3º Lugar Casal Mais Idoso: Podalirio Kuse e Brandina Vargas Kuse (Santa Luzia)

Receberam troféu de Participação Especial:

– Prefeito Elói Poltronieri

– Secretaria de Agricultura de Vacaria

– Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões

– Invernada dos Borges

– Câmara de Vereadores

– Rádio Fátima

– Jornal Rota

– Emater/RS-Ascar

– Arte & Fato Comunicação

– Cavaleiros do 5º Distrito

– Correio Vacariense

– Participantes do Show de Talentos:

– Divino Poletto – Gaita

– José Peruchin e José Lori – Gaita e Violão

– Tadeu Vargas, Zé Bonitinho e Edson de Vargas – Conjunto Musical.