Produtores Rurais vão receber em setembro resultado de pesquisa sobre agrotóxicos

Produtores Rurais vão receber em setembro resultado de pesquisa sobre agrotóxicos

Agricultores e familiares entrevistados durante a pesquisa em 2014, vão receber retorno das questões abordadas, em encontros que acontecem entre os dias 11 e 22 de setembro nas 16 comunidades rurais de Vacaria.

A pesquisa de agrotóxicos iniciou em 2014 e foi concluída em 2015, quando os resultados foram conhecidos.

Em reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST, ocorrida em 27 de junho, ficou decidido que no meio rural de Vacaria, será elaborado um roteiro de reuniões, contemplando as 16 comunidades do interior. Nestes encontros, serão apresentados os resultados da pesquisa, ou seja, um retorno para os agricultores e familiares que contribuíram respondendo à pesquisa, além de um kit contendo camiseta, caneca e cartilha de orientação para o manejo correto dos agrotóxicos.

Sérgio Poletto, presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões fala que as reuniões irão acontecer entre os dias 11 e 22 de setembro nas 16 comunidades do meio rural:

– É preocupante a situação encontrada, que vai desde a não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, EPI; o descarte errado das embalagens, onde alguns chegam a enterrar as embalagens contaminando o solo; situações de reutilização das embalagens para guardar alimentos.

Sérgio Poletto destaca outra situação que vem preocupando é em relação as embalagens dos produtos que são usadas na pecuária, os produtores não sabem o que fazer e acabam guardando as embalagens e com isso acabam contaminando o ambiente.

 

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Caxias do Sul com total apoio do STR de Vacaria e Muitos Capões e supervisão da Dr. Neice Muller de Farias, coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest com a participação dos agentes municipais de Saúde.