Entidades se reúnem para avaliar o ciclo de reuniões do Diagnóstico Rural Participativo

Entidades se reúnem para avaliar o ciclo de reuniões do Diagnóstico Rural Participativo

Aconteceu nesta terça-feira dia 14 de julho na Secretaria de Agricultura de Vacaria reunião entre a Emater e Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões o grupo avaliou o Diagnóstico Rural Participativo realizado em junho no meio rural.
Para o secretário de Agricultura Eduardo Pagot as demandas das comunidades rurais estão maiores, pois o morador quer ter também uma melhor qualidade de vida. Ele observa que o Diagnóstico Rural Participativo é uma parceria entre as entidades e esse ano estendido a outras secretarias, entre elas Obras, Saúde e Educação.
Ele destaca que a participação dos moradores foi muito boa, Pagot fala que é importante à comunidade definir as ações que serão desenvolvidas no meio rural.
Boa parte dos pedidos envolve a manutenção de estradas, patrulha agrícola, poços artesianos, estradas internas, trator de esteira e comunicação como telefonia e internet. Eduardo Pagot avisa que a principio todas as demandas serão contempladas, porém é preciso obedecer a um cronograma de ação. Pagot destaca que a Secretaria dispõe de uma única patrulha agrícola e o projeto para 2016 é adquirir mais maquinas para se ter duas patrulhas e assim a resposta será mais rápida ao morador do meio rural.
A extensionista da Emater em Vacaria Aline Sbardeloto fala que todas as demandas foram ou serão encaminhadas aos órgãos competentes para a mais rápida resolução. Ela está satisfeita com os resultados obtidos.
O presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões Sérgio Poletto fala que o sindicato vai fiscalizar para que as demandas sejam resolvidas o mais rápido possível. Poletto destaca que devido ao número ser muito grande de ações a serem desenvolvidas, todas as demandas podem ser resolvidas ou encaminhadas até o final de 2016.