FETAR-RS PRESENTE NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

FETAR-RS PRESENTE NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

FETAR-RS PRESENTE NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

O Mundo do Trabalho foi o tema ontem (25) pela manhã tratado no Fórum Social Mundial (FSM) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O presidente da FETAR-RS, Nelson Wild, e o 2⁰ Secretário, Sérgio Poletto, estiveram lá representando a Federação.

Conforme Wild, no contexto deste assunto está a precarização dos direitos sociais, não só no Brasil, como na América Latina e parte do mundo. Com o olhar voltado nas questões do movimento sindical, continua o dirigente, se contempla a defesa ampla da democracia, com empregos decentes, a valorização do salário mínimo e o combate à precarização do trabalho, entre os quais o fim da terceirização em atividades-fim.

Embora aprovado no Brasil no Governo Jair Bolsonaro, conta Wild que a terceirização em atividades-fim tem provocado sérias consequências, entre elas o descumprimento dos contratos e na total falta de respeito ao cidadão. O secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, destacou em sua manifestação oportunidades de trabalho com dignidade para os trabalhadores brasileiros.

QUALIDADE DE VIDA

Sérgio Poletto disse que o FSM para a FETAR-RS se reveste de uma importância bastante significativa, pois se teve a oportunidade de participar de várias atividades, que buscam a discussão e a participação, sempre olhando a implementação de projetos sociais objetivando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. “Se percebe a busca pela segurança e saúde dos trabalhadores, qualidade de vida com dignidade, a recuperação das perdas salariais (salário mínimo, piso do RS…)”.

Segundo Poletto, a FETAR-RS trouxe esses temas para as discussões no FSM e seus encaminhamentos. “Seguiremos trabalhando para que as políticas públicas tenham um olhar diferenciado para o assalariado e a assalariada rural, a partir do Governo Lula e do novo momento que se inicia para o Brasil”, justificou.

Ao final das atividades na Assembleia Legislativa ocorreu a tradicional Marcha Pela Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta no Centro Histórico da Capital.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetar RS