FETAR TRABALHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM DEFESA DO ASSALARIADO RURAL

FETAR TRABALHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM DEFESA DO ASSALARIADO RURAL

FETAR TRABALHA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM DEFESA DO ASSALARIADO RURAL

O presidente da FETAR, Nelson Wild, e o 2º secretário, Sérgio Poletto, estiveram nessa quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa, conversando com vários parlamentares sobre o Piso Salarial do RS, cujo reajuste encaminhado pelo governador Eduardo Leite foi de 4,5%, mas a Federação e as Centrais Sindicais seguem trabalhando com deputados para que sejam feitas emendas no sentido de elevar o índice. O piso deve ser votado nas próximas semanas.

Outro tema tratado pelas lideranças da FETAR foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Assalariado e da Assalariada Rural. Segundo Wild, a categoria enfrenta vários problemas, tais como a informalidade, a migração de mão-de-obra interna e dos países do Mercosul. Além disso, lembrou Poletto, o trabalho da mulher no meio rural está em expansão, e com isso surgem vários entraves, tais como a dificuldade de acesso à Previdência Social, a discriminação, as injustiças, bem como a informalidade, entre outros pontos. “Por sinal, todos esses assuntos serão tratados pelas lideranças nos eventos alusivos a 8 de Março”, destacou.

Já o Dia Estadual do Assalariado e da Assalariada Rural, uma proposição do deputado Zé Nunes do PT, deve entrar em votação nos próximos dias. A relatoria está com o deputado Luiz Marenco, que recebeu nesta quarta-feira Wild e Poletto. As lideranças disseram a Marenco que a criação desta data alusiva à categoria dará mais visibilidade e reconhecimento à profissão do trabalhador assalariado e assalariada rural, que atua exposto às intempéries e ao trabalho braçal, muitas vezes penoso. O segmento no Rio Grande do Sul conta com mais 200 mil trabalhadores.

Foto: Nelson Wild, Dep. Luiz Marenco, Sérgio Poletto e o assessor Dutra.

Assessoria de comunicação Fetar RS