STR de Vacaria e Muitos Capões sediou encontro nacional com dirigentes sindicais

STR de Vacaria e Muitos Capões sediou encontro nacional com dirigentes sindicais

Durante cinco dias, entre 31 de maio e 04 de junho, Dirigentes Sindicais, Assalariados e Assalariadas Rurais estiveram reunidos em Vacaria, na sede do STR de Vacaria e Muitos Capões.

No primeiro dia houve Curso de capacitação em Segurança e Saúde do Trabalho, sobre a nova NR-31. Uma norma regulamentadora que é um marco dos trabalhadores do meio rurais, pois estabelece patamares mínimos e adequados para o desenvolvimento das atividades de forma segura, preservando a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Segundo o Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, Sérgio Garcia são mais de 500 itens, e detalha questões como alojamento, uso de equipamentos individual é uma norma bastante complexa, e foi aprovada em consenso.

A lei entrou em vigor no dia 26 de outubro de 2021.

Quem descumprir a lei deverá receber auto de infração e nos casos mais graves algum maquinário interditado.

O Evento foi preparado pela Contar e parceria da Fetar RS e STR de Vacaria e Muitos Capões.

Segundo o Presidente da Contar Gabriel Bezzera a NR31 já existia, no entanto ela passou por modificações, avançando em itens importantes, como segurança de trabalho em Silos de armazenamentos, banho do trabalhador quando este aplica o agrotóxico e a empresa garantir que a roupa do trabalhador seja lavada na empresa, itens importantes que foram acrescidos na normativa, ele também chama atenção para um item importante que foi a inclusão da distribuição por parte da empresa do protetor solar para todos os trabalhadores, pois estão sempre expostos ao sol. Ele destaca que agora é lei Protetor Solar para todos os trabalhadores rurais.

O Grupo também pode conhecer a estrutura da empresa Rasil no dia de campo, realizado no dia 02 de junho.

Viram como é o sistema de armazenamento do Queijo, Tipo Grana Padano, também conheceram a estrutura de Packing House, Pomares e Confinamento do Gado de Leite, além do viveiro e Olivais.

Finalizando o evento, na sexta e sábado, 03,04 respetivamente se realizou o 1º Encontro Nacional de Mulheres.

A Coordenadora Estadual da Comissão de Mulheres da Fetar RS Maria Felícia da Luz Castro fala da troca de experiencias entre as mulheres do sul e as que moram na região nordeste.

Houve um grande aprendizado, ela fala que na região de Santana do Livramento onde ela mora e atua no STR, as mulheres trabalham apenas no interior da empresa e não nas lavouras, Maria Felícia ficou surpresa em ver aqui as mulheres, especialmente em dias de frio mais intenso as melhores trabalhando na poda de videira.

Maria Felícia fala que existem muitas diferenças de uma região para outra, no entanto ela fala que se lutará para que as diferenças diminuam em nosso país.

Comenta ainda que existe planejamento para se realizar uma grande marcha das assalariadas rurais em Brasília.

Ela fala que as mulheres jamais podem desistir da luta, vale a pena ser uma mulher assalariada e faz um convite para que participem mais das atividades promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados e Assalariadas rurais de Vacaria e Muitos Chapões.

Em um Pais Continental, as diferenças aparecem.

Os integrantes da comitiva do nordeste falam a respeito das diferenças encontradas em nossa região em relação as suas realidades, o líder sindical de Petrolina que ocupa a função de Diretor de Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador do STR, Antônio Nilson Gonçalves destaca que na sua Região a alimentação não é fornecida para os trabalhadores, e essa é uma questão que já está sendo pleiteada com a categoria patronal.

 De do STR de São Lourenço da Mata em Pernambuco vem a líder sindical Cristiana Maria de Andrade que comenta que a realidade é bem diferenciada, especialmente com as culturas produzidas.  Ela fala que foram bem recebidas e plenamente satisfeita com os cursos oferecidos e com a visita de campo. O destaque foi a diversidade oferecida em uma única empresa, indo do confinamento do gado leiteiro, produção de queijos, maças, olivais e uvas.

 A Secretária Geral e Formação Sindical de Juazeiro na Bahia, e representante da Comissão Nacional das Assalariadas junto a Contar  Maria Samara de Souza fala que lá em sua região se pleiteia a alimentação fornecida pelas empresas que contratam a mão de obra rural, prática que já é comum entre os trabalhadores contratados em Vacaria, onde nos pomares há refeitórios, com alimentação da melhor qualidade, inclusive com cardápio preparado por nutricionista.

São culturas diferentes, mas a realidade é uma só, objetivo comum que é melhorar a condição de trabalho dos trabalhadores, não apenas na área social, mas também nas condições salariais.

 Evento nacional realizado em Vacaria foi plenamente exitoso

 O Presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões fala que o momento foi oportuno para mostrar o que se faz no sindicato, Sérgio Poletto enfatiza que foi muito importante, pois houve trocas de experiencias. Ele destaque este encontro deve se tornar anual em nosso cidade, reunindo trabalhadores com realidades distintas para se debater ideias para o crescimento do movimento e do trabalhador rural.

Ele enfatiza que se realizou Assembleia com os trabalhadores onde se definiu os índices reajuste salarial que serão apresentados ao Sindicato Patronal e Agapomi.

Reajuste do piso da categoria conforme índice do inpc mais 2%,

Implantação de delegados sindicais junto as empresas

Reajuste no auxilio creche

A não cobrança na dispensa da mulher gestante.

 

Assessoria de Comunicação: Eleandro Bonesi